Cooktop Elétrico: O que é e como funciona

cooktop eletrico

Toda cozinha precisa de um fogão e hoje em dia um cooktop é a melhor opção para quem precisa cozinhar.

Achei nesse site um guia explicando como funcionam e quais os melhores modelos de cooktop: http://meucooktop.com/

Antigamente os fogões eram grandes e pesados, ocupando um espaço grande na cozinha. Agora, com os cooktops, o espaço pode ser reduzido e você pode ter um forno elétrico ou à gás separado.

Você já deve ter visto na casa de algum parente ou amigo, ou mesmo em sites e programas de culinária esses equipamentos lindos que estão substituindo os tradicionais fogões.

Existem três categorias de cooktops: a gás, elétricos por resistência e elétricos por indução.

Todos eles possuem opções de 5 bocas, 4 bocas, 3, 2 e até 1 boca somente, ideal para transportar quando for viajar ou cozinhar na casa de alguém.

Vou deixar aqui dois links para você achar os melhores modelos de 4 bocas e 2 bocas:

Cooktop 4 bocas: http://meucooktop.com/melhores-cooktops/cooktop-4-bocas/

Cooktop 2 bocas: http://meucooktop.com/melhores-cooktops/cooktop-2-bocas/

Se quiser, veja outros modelos nesse mesmo site.

Vamos ver agora como funcionam os 3 tipos de cooktop:

 

Cooktop a gás

cooktop-gas

Os cooktops a gás são bem parecidos com os fogões normais, possuem grades e bocais por onde o fogo sai. Porém não possuem a parte de baixo, o forno. Podem ser instalados em cima de uma bancada de granito, porém é preciso fazer um corte sob medida no granito para o cooktop ser instalado.

É alimentado por uma mangueira de gás, como o fogão tradicional e ligado a uma tomada para funcionar o acendedor automático.

Já tive um modelo desse tipo e no começo até que funcionava legal, mas com o tempo os bocais começaram a falhar, o fogo ou ficava muito alto ou muito baixo, às vezes até apagando sozinho e deixando vazar o gás, muito perigoso!

O acendedor elétrico dele também começou a falhar na metade das bocas, precisando ser acendido com aqueles aparelhos que fazem faísca ou mesmo com fósforo.

 

Cooktops Elétricos: Resistência e Indução

cooktop elétrico e indução

Os cooktops elétricos são realmente muito mais bonitos! Não possuem aquelas grades e bocas por onde o fogo sai. Como você pode ver na imagem acima é somente um tampo de vidro, muito bonito e moderno.

Com esses tipos de cooktops você não precisa cortar sua bancada da cozinha. Pode simplesmente colocá-lo em cima do granito.

São muito mais fáceis de limpar, já que basta passar um pano úmido sobre a superfície e está limpo. Com os fogões normais dá até raiva ter que desmontar todo ele e ficar esfregando as crostas de sujeira.

Os cooktops elétricos por resistência não são a melhor opção, na verdade são até pior que o cooktop a gás, já que consomem muita energia e demoram muito tempo para esquentar.

Eles funcionam como um chuveiro elétrico, que possui uma resistência elétrica. Essa resistência elétrica esquenta, que passa o calor para o vidro e que só depois passa o calor para a panela. Por isso demoram tanto para esquentar e não são eficientes, gastando muita energia.

Os modelos elétricos por indução sim são a melhor opção e que economizam mais tempo e energia.

cooktop indução

Eles funcionam com um campo de energia eletromagnética geradas por bobinas de cobre energizadas.

O calor é gerado diretamente na panela, assim não há desperdício e perda de calor.

Com esse sistema, você pode colocar a mão sobre a superfície do cooktop e não se queimar, já que o calor é gerado diretamente na panela e não no vidro do cooktop.

O controle de temperatura é muito mais preciso, alguns têm 9 ou mais níveis de potência e ainda uma função turbo.

Veja o vídeo abaixo pra entender melhor como funciona:

Incrível, não é mesmo? A primeira vez que vi não acreditei.

O mais legal desses cooktops por indução são as diversas funcionalidades como timer, que você pode programar o tempo que quer deixar a comida cozinhando, faz com que ele se desligue sozinho.

Há também a função manter aquecido, sem se preocupar se a comida vai queimar.

Para a segurança e economia de energia existe também o desligamento automático, que reconhece quando não tem nenhuma panela em cima do vidro e se desliga automaticamente.

A única coisa que precisa ficar atento é o material da panela a ser usado nos cooktops por indução. Só podem ser usadas panelas de ferro ou aço inox, isso porque somente com esses materiais o sistema de eletromagnetismo funciona.

Então para saber se uma panela vai funcionar basta colocar um imã no fundo da panela, se grudar quer dizer que funciona! 😉

Menu Title